Não percebo tanta crítica a este filme. É bem divertido, com uma interpretação caricata do Ultron. Faz a ponte para outras coisas, para outros filmes. Tem uma data de referências a coisas que vão gerar resultados em filmes mais à frente...
Imagino que o problema não seja com o filme em si, mas com o facto de ser uma sequela. Pior, é uma sequela do filme de maior sucesso, o que «colou» os vários filmes individuais, pela primeira vez mostrando «a equipa». Logo, tinha de esperar-se algo ainda maior, certo? Errado.
Percebo a necessidade de fazer sempre mais e melhor. Percebo que seja algo a almejar. Mas convém ter presente uma regra base do cinema (e até da ficção em geral): o original é quase sempre melhor que a sequela. Há excepções, claro. Mas o original dá-nos a base de tudo o resto. Vem primeiro. Surpreende. Informa. Dá-nos tudo em primeira mão. O resto vem na sequência de. Logo, entendo que se queira mais do que veio antes. Não entendo que se fique frustrado ao perceber que não é possível.
E sim, considero
o primeiro Avengers até melhor que
Infinty War ou
Endgame. Adorei os dois últimos Avengers, atenção. São projectos cinematográficos extraordinários. E tive tanto prazer em vê-los várias vezes, como terei em qualquer altura que os reveja. Seja agora, seja daqui a dez anos. Mas o primeiro... O nosso primeiro amor é sempre o mais especial. A nossa primeira vez... Bem, vamos evitar entrar em analogias perigosas, que não funcionarão tão bem.
Houve muita polémica com
Whedon. Polémica essa que ainda hoje existe. Algo correu muito mal no relacionamento entre ele e o estúdio. Foi algo tão grave que está a afectar-lhe e muito a carreira, neste momento. Alguém que esteve no topo em 2012, agora está metido no buraco. E parece que não sairá de lá tão cedo. Mas isso em nada devia influenciar o visionamento deste filme.
Tomemos como exemplo o trabalho sucedâneo dos Russo. Estarão do lado de Whedon? Duvido. Provavelmente nem conseguirão estar juntos na mesma sala. Afinal, estes cavalheiros substituiram-no e suplantaram-no, para todos os efeitos. O certo é que continuaram com o trabalho feito por quem veio antes. Poderão não respeitar o homem, mas respeitam o trabalho. Há tantas, mas tantas referências deste filme nos Avengers que magistralmente realizaram.
Nada foi ignorado. Tudo foi trabalhado, para poderem criar o universo fantástico que hoje existe. E Age of Ultron faz parte desse universo. Temos pena.