segunda-feira, fevereiro 15, 2021

Stir Crazy


Estava eu a correr uma lista de factos desconhecidos do Trading Places, quando um refere que Wilder e Pryor foram considerados para os papéis principais do filme. Murphy e Aykroyd acabaram por ser os escolhidos, e história cinematográfica aconteceu.

Isto fez-me perceber que Wilder é Pryor foram uma dupla maior do que pensava. Claro que os conhecia do See No Evil, Hear No Evil, para além dum outro qualquer, mas não tinha ideia que os actores tinham colaborado juntos tantas vezes. Ainda fizeram uns quatro ou cinco!

Stir Crazy é um deles, em que Pryor é mais expressivo que verbal, e Wilder é mais temerário que o costume. Ambos estão sem direcção, a viver em Nova Iorque. Decidem atravessar o país numa carrinha, trabalhar aqui e ali para ganharem uns trocos, até chegarem a Hollywood e realizarem o sonho de trabalhar em filmes. Logo na primeira paragem arranjam um trabalho num banco e são incriminados de o roubarem. Na prisão metem-se em alhadas e Wilder acaba por ser obrigado a participar num rodeo - como é normal acontecer em prisões no Sul dos Estados Unidos.

Ainda verei mais um par de filmes com os dois, para além duns clássicos da minha infância, com Wilder. Gostava muito dele quando era miúdo. Assim como de Pryor. Veremos se a imagem que tinha mantém-se.

PS - O filme é realizado por Sidney Poitier. Exacto, para além de quebrar barreiras ganhando Óscares, ainda fazia uma perninha a realizar comédias tolas.

Sem comentários: