Que magnífico acidente foi New Mutants. O filme foi adiado quatro vezes. Começou produção em 2016, era suposto sair em 2018 e acaba por sair apenas no final de 2020.
Tudo começou ainda com a Fox sendo um estúdio independente e detentor dos direitos dos X-Men, para muita inveja da Disney. Procuravam capitalizar esses direitos com péssimas, péssimas interpretações de algumas das mais famosas histórias de BD (estou a olhar para ti, Phoenix). Hey, se as histórias duma equipa de mutantes, mal contadas, até fazem dinheiro, porque não contar a história doutra equipa de mutantes? E que tal contá-la em formato de filme de terror, porque é isso que os miúdos querem ver?
Foi assim que o filme foi vendido ao início. Uma história de terror com mutantes adolescentes. A proposta bate na trave porque a Fox queria algo na linha do Deadpool (sucesso recente) e então o realizador é forçado a ir para essa vertente.
O problema foi que um trailer do filme, com um ar mais soturno, sai por alturas do It estar no cinema, os executivos da Fox vêem que afinal horror vende, e pedem para o filme ter reshoots e ser reeditado para a versão proposta inicialmente. Este foi o primeiro adiamento.
Estranhamente, o andar para trás e para a frente não resultou. A edição final traz à luz um qualquer bicho horrendo, aos olhos dos executivos, que voltam a exigir reshoots. Segundo adiamento.
Não é claro que estes reshoots tenham acontecido, porque entretanto entrou a Disney na contenta. O estúdio do Mickey comprou a Fox, juntando os direitos «perdidos» dos X-Men (mais Fantastic Four e outros) ao Marvel Cinematic Universe (aquele que funciona). A Disney tinha pouco interesse em deixar sair um mau filme de mutantes, quando procuram capitalizar ao máximo estes personagens. Com o péssimo resultado da Phoenix nas bilheteiras (que surpreendeu todos, sim sim) e com patrões novos que não tinham pressa alguma, New Mutants sofre o terceiro adiamento, desta feita para 3 de abril de 2020.
Tendo em conta esta data, quem consegue adivinhar os motivos do quarto adiamento? Com as salas fechadas, muita especulação houve sobre que fazer. Em vários momentos acreditou-se que sairia em streaming. Porque não? Com as pessoas todas em casa, talvez conseguisse ter bastantes visualizações. Só que o conteúdo decidiu-se ser demasiado adulto para o Disney+ e o serviço de streaming é o único internacional. Podiam pôr no Hulu, mas estariam limitados em termos de público. Não, New Mutants acabou por servir de cobaia. Quando as salas reabriram, foi um dos filmes a «estrear». Como se sabe agora, os resultados de qualquer filme a ir para as salas nesta fase não foi espectacular. Mas terá sido assim tão mau resultado? Na realidade paralela em que não existiu Covid, quais foram os resultados de bilheteira? Melhores ou piores que os nossos?
Da mesma forma que as pessoas têm um fascínio mórbido por acidentes de carro, eu tenho por este tipo de projectos liderados por gente parva. Eu estava entusiasmadíssimo para ver Mutants. Com tanta intervenção do estúdio - estúdio esse conhecido por fazer um péssimo trabalho a gerir o franchise X-Men - Mutants tinha tudo para ser tão horrível, que dava a volta e tornava-se genial. É o que anseio ver. A «poia perfeita». É o que estou sempre à espera nos filmes da DC, só que infelizmente acabam sempre por ser apenas o normal de mau. Aquilo a que nos habituaram, no fundo.
Deixando toda esta novela real de parte, e falando sobre a película em si, não sendo tão mau como pintaram (ou como pareceu ser), o certo é que Mutants é uma coisa muito mal cosida. De cabeça, listo alguns dos problemas: A Ilyana teleporta-se. Como é que estava presa neste sítio? Ninguém estranha que são tão poucos? Curioso que os pesadelos começam quando aparece alguém novo. Ninguém tem um momento de lucidez para relacionar as coisas? A Dr. Reyes precisa de estar desperta para ter os escudos a funcionar? Quer dizer que a mulher não dorme nunca? Há um momento em que o Sam sai para lutar com o monstro e simplesmente desaparece de cena. Não, não é um mistério dentro do filme. É só mau editing.
Mais detalhes haverá. Não prestei assim tanta atenção, no final. Foi só mais uma coisa que vimos aqui em casa. Entretanto o meu fascínio pelo filme dissipou. Se tem saído em Abril, se tenho ido ver ao cinema, talvez tivesse outro impacto. Não sei.
Resta-me esperar pela pérola que será o Snyder Cut do JLA, esse próximo «magnífico acidente» pelo qual anseio.
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