Este é considerado um dos melhores filmes do Mike Leigh? A sério? Não é mau. Ok. Mas dos melhores?! Não sei. Muito simples. Mesmo registo do Happy-Go-Lucky. Conversas rápidas de circunstância. Um tom muito britânico.
Another Year é precisamente isso. Mais um ano. Neste caso, mais um ano na vida dum casal simpático velhote e dos seus amigos e familiares meio peculiares. Nada de estraordinamente fora de série, apenas peculiares. Uma amiga encalhada. Um amigo encalhado. (Não, não são o par perfeito.) Um irmão cuja esposa faleceu. O sobrinho distante e agressivo para com o pai. O suposto filho encalhado que lá desencalha. A nova «nora». Tudo à volta dos dois e como todos se apoiam neles. No seu espírito aberto e acolhedor. Têm um lote onde cultivam coisas. Estiveram num festival na ilha de Wight em 68, os malandros. Terão visto Hendrix? Inveja. Muita.
E é isso. Óptimo para ouvir as expressões típicas daquele povo, daquela estirpe específica de inglês. A original. E engraçado vê-los a correr sempre para meter a chaleira ao lume. Mas dos melhores de Leigh? Não achei.
Sem comentários:
Enviar um comentário