sábado, outubro 21, 2006

Click

IMDb | Sítio Oficial

O Adam Sandler anda a abusar!

Uma coisa é de repente decidir que quer fazer filmes decentes e enfiar-se sorrateiramente no Spanglish ou no Punch Drunk Love e realmente fazer bons papéis, ou juntar os amiguinhos todos e fazer filmes estúpidos onde goza com tudo e com todos, outra coisa é fazer um filme como o Click.
Isto porquê. Porque quem é que aqui não gostaria de andar a dançar com o Christopher Walken? Ou estar na palhaçada com o Henry WinklerThe Fonz»), com a Jennifer Coolidge (Stifler's Mom) e com a Julie Kavner (voz da Marge nos Simpsons)? Ou ainda gozar à grande com o Sean Astin (Samwise Gamgee) e dar umas chapadas bem dadas ao David Hasselhoff?!? Ou mesmo (e isto não me deixa histérico mas sei dumas pessoas que ficariam) ter a gaja dos Cranberries a cantar o Linger numa das cenas? Ele faz tudo isto e mais um par de botas neste filme.

E eu sei o que é vocês estão a pensar: o Adam Sandler é um idiota, assim como o Chris Rock e o David Spade e o Rob Schneider, assim como era o Chris Farley e assim como era toda aquela «geração» do Saturday Night Live (SNL). Mas nós só conhecemos o SNL agora e apesar dos vários canais temáticos da SIC terem começado com os episódios antigos, da década de 90, o que é certo é que já não fomos a tempo de ver as gerações anteriores desta série que foi o ponto de partida de brilhantes carreiras de muitos jovens cómicos americanos - se bem que algumas carreiras foram mais curtas que outras. Antes do Sandler e da sua troupe vieram gajos como o Chevy Chase, o Bill Murray (hoje em dia actor fetiche de realizadores como Wes Anderson, Sofia Coppola e Jim Jarmusch), John Belushi, John Candy (grande, GRANDE Uncle Buck!), Steve Martin, Eddie Murphy, Dan Aykroyd, entre muitos outros. É verdade que não fomos apresentados a estes cavalheiros através do famoso programa de televisão, mas sim através de filmes como Caça-Polícias, Ghost Busters, Trading Places ou os filmes do John Hughes, mas estes filmes só foram possíveis graças à fama que os actores ganharam no SNL.
Eu não vou estar aqui a tentar convencer-vos que o Sandler (et al) é bom rapaz ou bom actor ou bom seja o que for. Estou farto desta conversa e desta briga, porque não é essa a questão, eu também odiava o rapaz mas aprendi a gostar dele. Não de tudo, mas já aprendi que devo ver os filmes dele porque há fortes possibilidades de saírem coisas boas.
O que quero fazer é deixar-vos com este pensamento: a comédia, como tudo na vida, tem que evoluir para sobreviver, e as coisas que tinham piada na nossa infância já não têm o mesmo efeito nas gerações mais recentes. O American Pie é, muito simplesmente, uma versão «actualizada» do nosso Porky's, e embora tenham exactamente a mesma temática, muitos da minha geração já não acham muita piada à versão mais recente, ou acham-na demasiado abusiva. A cena é que este tipo de pensamentos eram os que os «nosso pais» tinham ao ver o Porky's, ou filmes com o Eddie Murphy ou o Chevy Chase. Claro que não são exactamente os nossos pais, estou a falar da geração acima de nós e da nossa respectiva geração nos Estados Unidos que, devido às diferenças sociais e atrasos nas coisas a chegarem a Portugal, estarão hoje em dia mais perto do 40 do que nós à volta da casa dos 30. À parte da confusão cronológica, o que estou a tentar dizer é que as críticas que nós fazemos ao Sandler são as mesmas críticas que gerações, anteriores à nossa, fizeram a actores que nos ensinaram a rir. É só nisso que quero que pensem da próxima vez que criticarem este ou aquele actor cómico.

E sim, só para o caso de terem dúvidas, estou a chamar-nos VELHOS!!!!!!!

Já em relação ao filme, é um family movie. Faz-nos rir assim como faz-nos chorar (eu não, eu sou muito homem! Mas haverá certamente pessoas (mulheres e «meninas», entenda-se) que choram com estas coisas), ou seja, aquilo que se espera destes filmes. Say it loud and say it proud: Eu gosto do Adam Sandler e gosto dos seus filmes!!
(Neste momento, algures no mundo, o James Brown está a rebolar... provavelmente numa cama cheia de gajas! Afinal, he's got soul, and he's superbad.)

PS - Vou arrepender-me disto - sei pelo menos duma pessoa que vai chatear-me os cornos até mais não - mas a Kate Beckinsale... Meus amigos, a moça anda a ganhar pontos, lá isso anda. Mais que não seja, sendo britânica, ao menos sabe perfeitamente disfarçar o sotaque, ao contrário de alguns meninos bonitinhos com quem toda a gente anda em pontas em Hollywood e arredores.

1 comentário:

Catarina P disse...

Deves estar a gozar comigo. O meu pai adorou o Porky's e ele está muito acima dos 40 anos. E se bem me lembro TU é q não gostas do Chris Rock. Achas que o gajo é irritante. Para mim ele será sempre o marido da filha do Danny Glover. Ah pois é!
Mas a verdade é, independetemente de ser bom ou não o Adam Sandler É um idiota!