Confere. Está tudo aqui. Se dúvidas houver, por aí, de como funciona o mundo literário, está tudo neste filme.
Sam Claflin escreve um livro que, em seis meses, é metido em promoção de «compre 1, leve 3», porque só vendeu dois(!) exemplares. Isto em Inglaterra, porque entretanto foi traduzido e publicado no México, onde está a ser um grande sucesso. Faça-se notar que o autor não sabia que o livro tinha sido lá publicado e é a editora britânica que o manda para o México, em tour de promoção. A que propósito uma editora compra direitos dum flop estrangeiro não é revelado.
Chegando ao México e ainda bastante surpreendido com tudo o que se passa, Claflin sai directamente do aeroporto para a primeira sessão. Não é como se tivesse acabado de fazer um voo intercontinental, convenhamos. É a tradutora - mais a restante família, de avô e filho - que transporta o autor no seu carro velho. Incluindo uma viagem de dez horas, por estradas de terra. Depois da primeira sessão, o editor junta-se ao grupo. Carro velho cheio e viagens longas. Sonho. Mas voltando à primeira sessão, Claflin descobre que a tradutora fez um pouco mais do que traduzir. Reescreveu o livro todo. Meteu-lhe sexo em todas as páginas, tornado o livro numa telenovela.
A editora britânica, durante esta tour de três dias, procurando ganhar com a popularidade da «edição estrangeira», traduziu o livro de Espanhol para Inglês novamente e «reeditou» esta versão. Numa semana. Ao fim da qual o livro estava a ser um enorme sucesso em Inglaterra. Reforço: sim, é exactamente assim que tudo isto funciona.
Graças ao sucesso em ambos os países, a editora encomenda um segundo livro, desta feita escrito pelos dois. Trabalhando juntos todos os dias acabam por apaixonar-se. Eu sei. Chocante. Mas, mais uma vez, muito real. Praticamente todas as colaborações literárias levaram a isto. E não acho que esteja a spoilar nada de mais, porque o melhor vem no final, com a apresentação do novo livro no México.
Muitas vezes perguntaram-me que fazia no trabalho. Vejam este filme. Está tudo aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário