Para falar deste clássico, baseio o meu texto em três pontos principais:
não admito que ninguém fale mal do Tom Hanks
Irrita-me que toda a gente o critique hoje em dia. Não gosto de pessoas de memória curta.
É que antes desta fase em que qualquer filme que o Tom faça seja nomeado para Óscares, o nosso amigo fez coisas como este Bachelor Party, Splash, The Man with One Red Shoe, Turner & Hooch e o «grande» clássico Big!!! Tudo filmes que marcaram várias gerações e SEMPRE que dão na TV, o pessoal vê. Contudo, quando estreia um filme novo, lá vem a crítica.
Mais espectacular é que, antes da carreira cinematográfica ter começado, Tom andava a fazer um episódio ou outro em séries como o Taxi, Happy Days, Quem Sai aos Seus ou mesmo o Love Boat! Ignorando o passado e esta senda de filmes comerciais, há bons exemplos como o Ladykillers ou este novo Charlie Wilson's War.
O homem já fez rir muita gente, muitas vezes. O carisma do cavalheiro é inegável e por isso é que está onde está. Metam a mão na consciência e pensem antes de falar, é só isso que peço.
onde é que eles estão agora?
Este filme apresenta-nos com vários bons detalhes à la anos 80. Cabelos, músicas e estilos, sem dúvida. Aquele em que me quero concentrar aqui é aquele estigma de que pessoas que são famosas nos anos 80, ficam nos anos 80.
Deste filme - que ainda hoje pode ser considerado um êxito - só ficou o Tom. Nunca mais ninguém fez seja o que for. Sim, isto é um fenómeno estranhíssimo desta década. Muita gente que teve muito sucesso nos anos 80, acabou para a vida assim que a década terminou. E não, não é assim com qualquer período. Muitas pessoas que tiveram sucesso nos anos 70, ainda hoje aparecem em coisas. O Burt Reynolds. Um dos primos Duke. O Christopher Reeve, mesmo de cadeira de rodas, aparecia em coisas! Dos anos 90, muita gente sobreviveu. É mesmo só aquela fatídica década.
só num filme destes poderia passar em claro cenas completamente ridículas
Houve muita coisa que me fez confusão quando vi o filme pela(s) primeira(s) vez(es). Voltamos à conversa dos cabelos, mas nem vou por aí. Haviam moças que eram rotuladas de meretrizes mas disso tinham pouco aspecto. Como é que a gerência do hotel só levou lá a polícia mesmo no fim da festa? Porque é que nunca mais voltámos a ver uma promessa cinematográfica como sendo a Tracey? Acima de tudo, nunca consegui perceber muito bem o que é que o Tom queria fazer com a batedeira manual. Ainda hoje não sei! Contudo, o que chamou verdadeiramente a atenção desta vez, foi uma liberdade de enredo que o filme tem no final.
Eles saiem da festa. Ou melhor, esta acaba porque finalmente aparece a polícia. Supostamente a coisa acaba já de dia. Isto não me incomoda. Acontece muita coisa e a festa durou a noite toda. Tudo bem.
Na confusão, um dos vilões - mais concretamente o exacto contraponto do Tom - aproveita-se da confusão e rapta a donzela. Dá-se uma perseguição que termina num cinema com várias salas. Lá, dá-se a cena dos dois começarem à porrada tendo exactamente os mesmo movimentos que o filme que estava a passar na sala. O meu problema com este desenrolar de história é que, mesmo que a festa tenha terminado às 8 ou 9 da manhã, as pessoas estavam no cinema a essas horas?!?!? Que raio de sala de cinema tem sessões logo de manhã?!
Não, claro que não é esta cena que estraga o filme. Aliás, mesmo 20 anos depois não encontro nada que estrague este filme! O que acho estranho não é esta cena ser verdadeiramente absurda e irrealista. O que acho estranho é que só ao 15.º visionamento é que reparei!!
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