Já perdi a conta à quantidade de vezes que o John e a Joan fizeram de irmãos em filmes.
A carreira de John Cusack é daquelas que é estranha para mim.
O homem teve bastante sucesso em comédias românticas nos anos 80. O seu ar irónico/geek/pintas/mordaz apelou aos jovens da época e não acho que exista uma pessoa que não se lembre deste cavalheiro, de gabardine, no meio da rua, com uma boom-box, braços no ar, a proclamar o seu amor por uma jovem moçoila. Cusack era o protótipo de gajo porreiro que acredita no verdadeiro amor. O gajo que na vida real nunca fica com a moça que quer, mas que na tela acaba sempre por ter sucesso.
Os anos 90 acabaram por não fazer nada pelo rapaz e pensou-se que se tinha perdido um ícone cómico/romântico. Foi fazendo coisas, é verdade - Con Air, Midnight at the Garden of Good and Evil, Being John Malkovich - tudo filmes onde até é personagem principal, mas parece que fica sempre atrás de alguma coisa.
Veio o filme que o meteu na berra - High Fidelity - e nova legião de fãs (esta mais consciente da escolha) surgiu. Com um projecto pessoal, Cusack representou um papel com que toda uma geração de amantes da música se identificou. Desgostos de amor toda a gente tem, mas aquele tipo de relação com a música... isso não é para toda a gente.
Com Fidelity, Cusack volta em grande e eu - como acho que muito boa gente - fiquei contente com este regresso. O problema é que, desde então, não se aproveita grande coisa que tenha feito. Fez umas coisas grandes como o Serendipity ou o Must Love Dogs, que tiveram algum sucesso comercial mas não são propriamente bons. Talvez o Runaway Jury ou o Identity...
Naaahh!
Martian Child não é mau. É uma tentativa de fazer qualquer coisa séria, mas mantendo-se no seu papel padrão de gajo da boca mordaz. Aqui, Cusack é um viúvo, escritor bem sucedido de ficção científica, que decide adoptar uma criança... peculiar! O miúdo pensa que é de Marte. Como tal, muita gente naturalmente considera-o esquisito. Como Cusack também tinha sido esquisito na infância, o emparelhamente é considerado bastante lógico.
Top 5 de Filme de John Cusack (por nenhuma ordem especial)
- High Fidelity
- The Sure Thing
- Bullets Over Broadway
- Being John Malkovich
- Midnight at the Garden of Good and Evil