IMDb |
Sítio OficialPrimeiro filme do ano.
Primeira desilusão do ano.
O filme é uma mistura de
Lion King,
Finding Nemo e
Madagascar. Como já vi estes filmes todos, ver uma misturada não é uma boa opção.
Mais que massacrar um filme facilmente massacrável, prefiro falar no sentimento de tristeza que sinto, depois de me ter apercebido do seguinte: Esta história de que todos os filmes de animação têm que ter vozes de actores/actrizes famosos(as) está a estragar-me aquela sensação de fantasia, na qual somos submergidos quando vemos este tipo de filmes.
A coisa começou, mais ou menos, com o
Toy Story, um filme com uma história básica mas que deu imenso dinheiro. Em parte foi pelas inovações na animação mas foi também pela presença de
Tom Hanks e
Tim Allen. Aqui, embora o primeiro faça só uma simples voz pachorrenta, muitas vezes associada a personagens por si interpretadas, o segundo acaba por encarnar a personagem
Buzz Lightyear, possibilitando ao espectador alhear-se da imagem que costuma associar à voz. O mesmo sucede com a referência nesta categora:
Shrek.
Eddie Murphy não varia muito dos seus padrões normais de voz, acrescentado-lhe somente um toque de histérico, enquanto que
Mike Myers cria todo um personagem, com uma interpretação tal que nem o facto de ter um sotaque escocês impossibilita a credibilidade na existência dum ogre!!
A acrescentar a isto, há ainda o facto destes quatro actores terem começado as suas carreiras como cómicos!! Habituados a fazerem vozes, a criaram personagens.
O objectivo dum filme de animação - para além de ser pura e simplesmente animação, que é aquela coisa que mexe com o puto que há em nós - é fazer-nos acreditar que os animais falam entre eles, ou que os brinquedos ganham vida quando saímos da sala, ou ainda que os monstros no armário são gajos porreiros.
Ter o
Kiefer Sutherland a fazer a voz do leão, neste filme, destrói por completo a fantasia.
Ele para mim é
Jack Bauer ou mesmo ainda o médico maluco no
Flatliners ou qualquer outro personagem em muitos bons filmes que já vi com ele.
Mas leão é que não é.